Kafta de Cordeiro
com Babaganoush e Saladinha de Rabanete
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 30 min
Tempo total: 40 min


Sobre a receita
A kafta é uma preparação de origem árabe, muito parecida com o nosso espetinho: consiste em um bolinho ou cilindro de carne moída misturada com temperos e especiarias. Nessa receita, a kafta foi preparada com cordeiro, que trouxe um sabor incrível para compor esse prato. Para acompanhar, o babaganush, que também é um clássico dessa culinária cheia de personalidade, consiste em uma pasta de berinjela defumada com tahine e limão.
Download da Receita em PDF
Chef Carina Orlando
Cheftime
Formada em gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi, a Chef Carina Orlando inicia sua carreira como estagiária no Grupo Charlô. Ao longo de sua carreira, em 2009 acabou sendo contratada como cozinheira e, mais tarde, como chef de Eventos. Nesse período, passou por diversos e importantes eventos como, por exemplo, Fórmula 1 e Copa das Confederações. Em 2013, foi contratada pelo Buffet Rojo Criatividade Gourmet com a responsabilidade de coordenar e gerenciar a cozinha do Buffet.
Na sua caixa
- 300 g de carne de cordeiro moída
- 300 g de carne moída
- 2 Un de pão sirio
- 30 g de pasta de gergelim (tahine)
- 10 g de hortelã fresca
- 100 g de limão
- 100 g de rabanete
- 5 g de alho
- 2 Un de berinjela
- 100 ml de azeite
- 10 Un de sachê(s) de sal
- 3 g de pimenta síria
- 7 Un de palito de churrasco
- 50 ml de vinagre de arroz
- 2 Un de sache(s) de açúcar
Na sua cozinha
1 faca de corte 1 tábua de corte 1 assadeira grande antiaderente 1 bowl ou vasilha grande 1 bowl ou vasilha pequena 1 liquidificador ou processador de alimentos 1 colher grande ou espátula de silicone 1 pegadorinformações nutricionais
Calorias 1275kcal=5333kjPasso a passo
- 1
Preaqueça o forno a 200°C. Espete as berinjelas com um garfo grande e coloque-as na boca do fogo. Deixe queimar cerca de 10 minutos, virando os lados a cada 2 minutos, até que a casca fique bem tostada e com cheiro ligeiramente de queimado. O babaganush tem um sabor intenso devido a essa técnica que serve para dar sabor de defumado. Dica: a berinjela começará a amolecer, então cuidado para não se desmancharem na hora de tirar do fogo. Dica: outra forma de fazer a berinjela com menos defumação, é assando por 30 minutos.
- 2
Enquanto isso, faça o mise en place. Desfolhe a hortelã e pique-a grosseiramente, reserve um raminho para decoração final. Corte o limão em 4 partes. Corte o rabanete ao meio, em seguida corte-o em finas fatias no formato de meia lua. Descasque o alho e pique metade em cubinhos, a outra metade deixe inteiro.
- 3
Em um bowl ou recipiente, coloque a carne moída, o cordeiro moído, o alho picado, a hortelã picada, metade do azeite, 5 sachês de sal, a pimenta síria (de acordo com seu paladar), e misture bem até que tudo se incorpore.
- 4
Para fazer as kaftas, divida a carne em 7 partes iguais. Enrole em formato de cilindro com as mãos modelando cada parte dividida. Em seguida, espete o palito na base e empurre-o até um pouco depois do final, fazendo com que fique uma parte do palito para fora nas 2 extremidades. Coloque as kaftas em uma assadeira e asse por aproximadamente 15 minutos, ou até dourar. Ou, se preferir, sele os espetos em uma frigideira por 6 minutos.
- 5
Para fazer a saladinha, em um recipiente, coloque o rabanete, o vinagre, o açúcar, um fio de azeite (1 colher de sopa), 1 sachê de sal e misture bem. Deixe descansar para desidratar, até que a cor do rabanete desbote e começar a ficar rosa. Reserve.
- 6
Para fazer o babaganoush, coloque as berinjelas queimadas em uma superfície lisa. Rasgue a pele delicadamente, abrindo a berinjela ao meio, no sentido do comprimento. Em seguida, retire com cuidado a polpa com auxílio de uma colher, raspando devagar para não puxar a casca queimada junto. Coloque a polpa em um mixer ou liquidificador, adicione o tahine, esprema o limão (a gosto), 2 sachês de sal, o restante do azeite e o dente de alho, e bata até ficar homogêneo. Sirva as kaftas com o babaganoush, a saladinha e o pão sírio ao lado.