Lomo Saltado Peruano
Cubos de Alcatra com Batatas Coradas, Shimeji e Ovo ...
Dificuldade: Fácil
Tempo de preparo: 30 min
Tempo total: 45 min


Sobre a receita
O Lomo Saltado é um clássico da gastronomia peruana, um prato colorido e muito aromático! Essa é a versão do Chef Victor López, com cubos de alcatra salteados, batatas crocantes, arroz do Chef e ovo de codorna. Praticamente uma obra de arte com o sabor do Peru!
Download da Receita em PDF
Chef Victor López
Projeto Cena
Victor López é de Lima, no Peru. Publicitário e autodidata na cozinha, decidiu abandonar o mundo corporativo e mergulhar de cabeça na gastronomia. Criou seu próprio projeto, "Cena" - que significa jantar em espanhol, através do qual divulga os valores e conceitos da gastronomia peruana pelo mundo.
Na sua caixa
- 300 g de cubos de alcatra
- 1 Un de cebola roxa
- 10 g de alho
- 1 Un de tomate
- 5 Un de sache(s) de molho shoyu
- 20 ml de vinagre de vinho tinto
- 5 g de coentro fresco
- 10 Un de sachê(s) de sal
- 200 g de cogumelo shimeji
- 60 ml de azeite
- 20 g de gengibre
- 2 Un de batata
- 2 g de cebolinha
- 150 g de arroz branco
- 80 g de ervilha torta
- 30 g de milho
- 2 Un de ovo de codorna
- 5 g de fécula de batata
Na sua cozinha
1 tábua de corte 1 faca de corte 1 panela média 1 frigideira grande antiaderente 1 frigideira pequena antiaderente 1 espátula de silicone 1 assadeira média 1 vasilha ou bowl médioinformações nutricionais
Calorias 1085kcal=4543kjPasso a passo
- 1
Preaqueça o forno a 180°C por 15 minutos. Corte as batatas (com casca) em formato palitos rústicos, coloque-as em uma panela, cubra com água e leve para cozinhar por 15 minutos, em fogo alto. Corte o tomate ao meio, retire as sementes e corte cada metade mais 2 ou 3 vezes, para fazer "pétalas de tomate". Descasque e corte a cebola em 8 partes, para fazer "pétalas de cebola". Descasque e pique o gengibre em pedaços pequenos. Corte as pontas e puxe a linha da lateral de cada ervilha torta, depois corte em 3 partes iguais. Corte a cebolinha finamente no sentido diagonal da faca. DICA: Você pode descascar o gengibre com uma colher.
- 2
Faça o arroz do Chef! Em uma panela média, aqueça 1/4 do azeite em fogo alto. Refogue metade do alho por 30 segundos, adicione o milho, o arroz e misture bem por mais 30 segundos. Adicione 600 ml de água e 2 sachês de sal. Ao começar a ferver, abaixe o fogo para o mínimo, tampe e deixe cozinhar por 10 minutos, ou até secar a água. Desligue o fogo e deixe a panela tampada, para finalizar a cocção do arroz no próprio calor.
- 3
Para deixar a carne ainda mais saborosa, prepare em um bowl médio uma marinada (tempero líquido), com gengibre, vinagre, shoyu, o restante do alho, 2 sachês de sal e a fécula de batata. Misture bem e adicione os cubos de carne. Reserve na geladeira, coberto com um filme plástico. DICA: Para incorporar bem o tempero, massageie a carne com as mãos por 3 minutos. Você também pode deixar a carne marinando na geladeira, por algumas horas ou até de um dia para o outro se quiser. Isso vai fazer com que o tempero penetre ainda mais na carne.
- 4
Escorra e descarte a água das batatas. Transfira para uma assadeira média, regue com 1/4 do azeite e tempere com 4 sachês de sal. Leve ao forno por 15 minutos, até dourar. Limpe o shimeji com uma escovinha ou um pano (nunca lave com água - eles absorvem a água, o que dificulta na hora de cozinhá-los e interfere no sabor). Puxe cada "pétala" para "desfiar" o cogumelo e reserve.
- 5
Faça o lomo saltado! Aqueça uma frigideira grande por 1 minuto, em fogo alto. Acrescente 1/4 do azeite, espere esquentar por 30 segundos e sele os cubos de carne (reserve a marinada para o final) por cerca de 1 minuto cada lado, ou até que fique com os 4 lados dourados. Adicione o shimeji e continue refogando mais 2 minutos. Acrescente a cebola, a ervilha torta, o tomate e salteie, fazendo movimentos circulares com a frigideira ou misturando com uma espátula, por mais 5 minutos. Verta a marinada reservada e misture até que o líquido seja totalmente incorporado ou evaporado. Rasgue algumas folhas de coentro e polvilhe a cebolinha picada. Desligue o fogo e reserve na frigideira mesmo.
- 6
Para fazer os ovos de codorna, aqueça uma frigideira pequena por 1 minuto, em fogo médio. Adicione o restante do azeite, espere 30 segundos para esquentar e frite os ovinhos, quebrando a casca e despejando o ovo na frigideira com cuidado. Deixe a gema mais mole ou mais dura, de acordo com sua preferência. Tempere com sal e reserve. Para montar o prato, coloque o arroz do Chef em um dos cantos do prato, o lomo saltado de um lado e as batatas de outro. Coloque o ovo de codorna por cima e decore coentro. Bom Apetite! DICA: Os ovos de codorna são mais frágeis que os de galinha, se preferir, quebre-os com o auxílio de uma faca e verta em uma xícara antes de passar para a frigideira.